Meu nome é Ensei Neto, sou paulistano e sou especialista em Gestão Sensorial de Bebidas & Alimentos.

Criei vários projetos de Marketing e Qualidade de Cafés Especiais que estão mundo afora, da América do Norte ao Japão e Taiwan, da América Central à Europa e na América do Sul.
Essas atividades me permitiram criar, em abril de 2006, o The Coffee Traveler, que é o primeiro blog do Brasil especializado em café,
onde compartilho conhecimento e minhas experiências sobre o café, desde o plantio até o seu consumo.

Sou músico e tenho licenciatura em piano clássico, arranjo e composição, mas que passei pelo rock progressivo e jazz. Fiz fotografia, do que sou ainda apaixonadíssimo, e cinema no tempo do Super 8. Aprendi a usar a bússola e entender mapas quando fui escoteiro, daí o gosto em andar por serras e montanhas.

Trabalhei em indústrias de bebidas e alimentos, em boa parte com produtos fermentados como cachaça, vinho, sakê e produção de aminoácidos (ácido glutâmico), bem como convivi entre açúcares, condimentos e aromas.

Fui o primeiro brasileiro membro titular do extinto Technical Standards Committee da SCAA – Specialty Coffee Association of America, de 2004 a 2011, no qual fui um dos responsáveis pela estruturação dos protocolos de avaliação de café da SCAA, hoje SCA – Specialty Coffee Association, e que é a referência para Q Graders, juntamente com o Mané Alves e Steven Diaz.


O projeto Ensei Neto Educa abrange a criação de conteúdo educacional de alto nível especializado em diversos segmentos do mercado de alimentos e bebidas como café, cacau e chocolate, cachaças, águas minerais e queijos, além de manter o exclusivo curso de Educação Sensorial para profissionais de A&B – Alimentos & Bebidas.

As áreas de minha atuação abrangem desde cacau e café, em seus processos de produção agrícola, chocolate, café, queijos, cachaça, outros destilados e água mineral.